Qual a diferença entre ações ordinárias e mercado fracionado?
Na Bovespa, ações são negociadas no mercado integral em lotes-padrão com 10, 100, 1.000 etc., ações
Se a ação de uma empresa está cotada a R$ 98 e seu lote-padrão é de 100 ações, então para comprar ações desta empresa você precisaria desembolsar nada mais, nada menos, que R$ 9.800.
Se você é um pequeno investidor, este mecanismo diminui severamente as possibilidades de diversificação de sua carteira de ações. Dependendo da quantia disponível para investimento, pode até ser impossível comprar ações de determinadas empresas.
Felizmente, a Bovespa oferece outro mecanismo que possibilita a investidores operarem com ações em quantidades menores que o lote-padrão: o mercado fracionário.
O Mercado Fracionário
No mercado fracionário, ações são negociadas unitariamente. Ou seja, não há lote mínimo para negociação.
Isso significa que você pode, se assim, desejar, comprar 15, 5 ou até mesmo apenas 1 ação de uma empresa.
O mercado fracionário permite que pequenos investidores participem do mercado de ações e possibilita, ainda, a diversificação da carteira, visto que o investidor pode definir a participação de cada ação com mais flexibilidade.
O mercado fracionário pode (e é) utilizado também por grandes investidores. Muitos o utilizam para completarem lotes-padrão. Por exemplo, um investidor com 1.420 ações da Vale do Rio Doce pode recorrer ao mercado fracionário, adquirir 80 ações e, assim, completar 15 lotes-padrão (1.500 ações).
Isso é possível porque não há diferença entre a ação negociada no mercado integral e a negociada no mercado fracionário. E outras palavras, o ativo é o mesmo — ele só é negociado em mercados diferentes.
Mercado Integral e o Mercado Fracionário: Diferenças
O mercado fracionário funciona de maneira independente do mercado integral. Isso significa que cada mercado tem cotações e liquidez próprios.
As diferenças de cotação são devidas ao mercado fracionário ter forças de oferta e procura das ações ligeiramente diferentes das do mercado integral.
Isso significa que as cotações do mercado fracionário via de regra variam como no mercado integral, mas não há correspondência exata entre elas.
Em geral, as ofertas de venda no mercado fracionário são ligeiramente mais altas das do mercado integral. E as ofertas de compra são mais baixas. Em outras palavras, no mercado fracionário o spread (diferença entre as melhores ofertas de compra e venda) é maior.
Por possuir menor volume de negociação, a liquidez no mercado fracionário também é menor. Ou seja, é mais “fácil” comprar/vender ações no mercado integral do que no mercado fracionário. Em geral, isso não chega a ser muito problema para investidores de médio/longo prazo e/ou que operam com blue chips.
Operar no mercado fracionário com ações de baixa liquidez no mercado integral é um grande problema, que deve ser evitado, pois você poderá ter problemas se precisar vender suas ações com urgência.
Como Operar no Mercado Integral e no Mercado Fracionário
Como você viu no início deste artigo, as ações negociadas no mercado fracionário são as mesmas que as negociadas no mercado integral. Então como escolher entre elas?
A resposta é a seguinte: existe duas formas distintas de se operar no mercado integral ou no fracionário e isso depende de sua corretora.
Algumas corretoras tornam todo o processo transparente para seus clientes, selecionado a operação no mercado integral ou no mercado fracionário dependendo da quantidade de ações negociadas.
Por exemplo, se sua corretora funciona desta forma e você envia uma ordem de compra de 50 unidades de uma ação cujo lote-padrão é de 100 ações, então a corretora vai automaticamente executar a operação no mercado fracionário.
Se a mesma ordem fosse de compra de 250 ações, então a corretora faria a compra de 2 lotes-padrão (200 ações) no mercado integral e 50 no mercado fracionário.
A outra forma é a seleção manual do mercado, o que deve ser feito por você na hora de seleção do ativo.
Isso é possível porque na Bovespa uma mesma ação tem códigos diferentes no mercado integral e no mercado fracionário. Mais especificamente, no mercado fracionário o código do ativo é o mesmo do mercado integral, seguido da letra “F”.
Isso é possível porque na Bovespa uma mesma ação tem códigos diferentes no mercado integral e no mercado fracionário. Mais especificamente, no mercado fracionário o código do ativo é o mesmo do mercado integral, seguido da letra “F”.
Por exemplo, as ações ordinárias do Banco do Brasil têm código BBAS3 no mercado integral. As mesmas ações negociadas no mercado fracionário têm código BBAS3F.
Assim, se sua corretora requer que você defina o mercado que quer operar, você deve informar o código do ativo “simples” para operar no mercado integral, e o código do ativo seguido de “F” para operar no mercado fracionário
Muito interessante saber, ainda mais agora com esse coronavírus onde colocou todos os mercados em pânico, aprender um pouco mais sobre esses assuntos faz com que não fiquemos perdidos nessa batalha de informações politizadas
ResponderExcluirParabéns pelo post
Abraços,
Rafael
Seguindo nesse também. Sigo vc nos 3 blogs. Visite novamente o meu, comente se me segue e se esses 3 blogs são seus.
ResponderExcluirAbraços
Donetzka